Artigos científicos - segunda-feira, 17 de março de 2014
Publicado por Maria Aparecida VieiraI; Renata Dornas AtihêII; Rita de Cássia SoaresII; Durval DamianiIII; Nuvarte SetianIV Divisão de Nutrição e Unidade de Endocrinologia Pediátrica do Instituto da Criança do Hospital da
RESUMO

OBJETIVO: avaliar a adesão às orientações iniciais quanto à alimentação, práticas alimentares e atividade física de adolescentes acompanhados em ambulatório de obesidade, que tiveram redução de peso.
MÉTODOS: foram estudados 75 adolescentes obesos (43 do sexo masculino e 32 do sexo feminino), com idades de 10 a 18 anos (média -12,15 anos) que receberam orientação quanto ao conteúdo e composição alimentares, práticas alimentares e atividades físicas. Após um mês, no primeiro retorno, foi aplicado um questionário para avaliar a adesão às orientações dadas, classificando-se o critério de adesão em mau (1 a 4 das recomendações seguidas), regular (5 a 7) ou bom (8 ou 9).
RESULTADOS: nenhum dos pacientes seguiu todas as orientações, apesar de todo o grupo ter tido alguma perda de peso ao final de um mês. Tiveram má adesão 22,7% dos pacientes, regular 48% e boa 29,3%.
CONCLUSÕES: mesmo em um período inicial, onde se supõe que o interesse em perder peso seja grande, a maior parte dos pacientes não segue as recomendações indicadas pela equipe de saúde.

Descritores: Obesidade. Perda de peso. Hábitos alimentares. Adolescente.   [Mais...]